Deus é o nosso refúgio e a nossa força; é a nossa ajuda nos momentos de angústia. Por isso, não temos medo, mesmo que a terra se ponha a tremer, mesmo que as montanhas se afundem no mar; mesmo que as águas rujam furiosas e os montes tremam com o seu embate. (Salmo 45)

terça-feira, 2 de julho de 2024

Corpos d' água

CONSIDERANDO:

A. Que o oceano é uma mistura relativamente homogênea.

B. Que os países mais afetados pela subida do nível do mar são aqueles de maior litoral;

Proponho:

Breve Inventário sobre a Transposição de Corpos d´Água de Jusante Marítima 

BITCAJM


PRÓS

1.Diminuição da elevação do nível do mar

2.Atendimento de populações carentes de água doce

3. Remediação de enchentes em áreas de delta


CONTRAS

1.Alteração da temperatura dos deltas abandonados

2.Alteração da composição química dos deltas abandonados

3.Comprometimento da biota decorrente de 1 e 2


ENCAMINHAMENTOS NECESSÁRIOS

1. Pessoal de química e biologia – estimativa da alteração em termos percentuais

2. Pessoal de política – necessidade de criação de um organismo regulador internacional a respeito deste tipo de obra, com representação proporcional à área litorânea de cada país e considerada a carência de água potável em seus interiores. Há de se criar um dispositivo de câmbio, tal qual o de crédito de carbono, a permitir a troca de concessão entre as nações, respeitando-se sempre em primeiro lugar a necessidade humana por água potável.

Lucas Furió 

O paradoxo da velhinha inglesa

O paradoxo da velhinha inglesa....

Entre as doze sacas de ração de cachorro, ela mostrava como só ela pensava, só ela era consciente do fim do mundo iminente. 

Enquanto toda casa classe média tem um cachorro, 1/5 da humanidade passa fome. Seria um raciocínio simplista, desde que não se argumentasse escassez de alimentos para esquecer parcelas da humanidade.

O deus-vaca dos hindus lhes dá leite excedente. O deus-cão do ocidente consome mais soja e milho do que imaginamos. Rômulo e Remo estão mais vivos do que pensamos. Mas agora é o homem que alimenta o cão.

Fórmula 1: entre o passadismo e a Guerra Fria

  Fórmula 1: entre o passadismo e a Guerra Fria                Competir parece um fazer humano contra o qual não há chance de superação. M...