Deus é o nosso refúgio e a nossa força; é a nossa ajuda nos momentos de angústia. Por isso, não temos medo, mesmo que a terra se ponha a tremer, mesmo que as montanhas se afundem no mar; mesmo que as águas rujam furiosas e os montes tremam com o seu embate. (Salmo 45)

terça-feira, 2 de julho de 2024

Corpos d' água

CONSIDERANDO:

A. Que o oceano é uma mistura relativamente homogênea.

B. Que os países mais afetados pela subida do nível do mar são aqueles de maior litoral;

Proponho:

Breve Inventário sobre a Transposição de Corpos d´Água de Jusante Marítima 

BITCAJM


PRÓS

1.Diminuição da elevação do nível do mar

2.Atendimento de populações carentes de água doce

3. Remediação de enchentes em áreas de delta


CONTRAS

1.Alteração da temperatura dos deltas abandonados

2.Alteração da composição química dos deltas abandonados

3.Comprometimento da biota decorrente de 1 e 2


ENCAMINHAMENTOS NECESSÁRIOS

1. Pessoal de química e biologia – estimativa da alteração em termos percentuais

2. Pessoal de política – necessidade de criação de um organismo regulador internacional a respeito deste tipo de obra, com representação proporcional à área litorânea de cada país e considerada a carência de água potável em seus interiores. Há de se criar um dispositivo de câmbio, tal qual o de crédito de carbono, a permitir a troca de concessão entre as nações, respeitando-se sempre em primeiro lugar a necessidade humana por água potável.

Lucas Furió 

5 comentários:

  1. A humanidade mexeu tanto no seu ambiente natural que hoje em dia o mundo todo tá sofrendo com alagamentos e imundacoes .Teria que mudar muita coisas mas mesmo assim não voltaria mais ao normal.Vamos vê se com as tecnologias as coisas irão melhorar ou piorar

    ResponderExcluir
  2. A ideia faz sentido e resolve dois problemas ao mesmo tempo, mas tem desafios grandes, tipo o impacto ambiental e a viabilidade técnica. Se for bem planejado e regulado, pode ser uma solução bem interessante.

    ResponderExcluir
  3. A ideia faz sentido e resolve dois problemas ao mesmo tempo, mas tem desafios grandes, tipo o impacto ambiental e a viabilidade técnica. Se for bem planejado e regulado, pode ser uma solução bem interessante.

    ResponderExcluir
  4. Deus construiu e o Homem destruiu.
    O que vem acontecendo ultimamente com o meio hambiente, é apenas fruto de toda ignorância, falta de respeito, falta de importância e de coerência do homem com a Terra.
    Colhemos o que plantamos.
    E isso está prejudicando muito o oceano

    ResponderExcluir
  5. Aluno Nicolas Ferramosca 2i

    Achei a ideia muito interessante! Pensar em usar a água do mar de forma controlada pra ajudar quem precisa de água doce e ainda diminuir o nível do mar é bem criativo. É claro que tem riscos pro meio ambiente, como mudar a temperatura e os animais dos rios e deltas, mas por isso mesmo é importante ter cientistas e políticos juntos pra pensar em soluções justas e seguras. Gostei bastante da proposta de ter um tipo de “troca” entre países, como o crédito de carbono, pensando sempre nas pessoas que mais precisam.

    ResponderExcluir

Fórmula 1: entre o passadismo e a Guerra Fria

  Fórmula 1: entre o passadismo e a Guerra Fria                Competir parece um fazer humano contra o qual não há chance de superação. M...